Bactérias perigosas estão à espreita por toda a sua cozinha e a maneira como você armazena sua comida pode estar colocando seus entes queridos em risco. Embora alguns itens sempre precisem de refrigeração, outros devem ficar fora da geladeira, caso contrário, correrão o risco de estragar e de não ficarem próprios para o consumo. Você sabe quais itens colocar onde? Cada alimento tem seus próprios critérios exclusivos de como deve ser manuseado e onde é seguro armazená-lo. Aprenda a proteger você e seus entes queridos, além de manter seus alimentos mais frescos, por mais tempo e mais saborosos. Continue a leitura para descobrir os 35 itens alimentares que você NÃO deve manter na geladeira.

  1. Abacates

Os abacates podem ser frutas difíceis de controlar. Mantê-los na geladeira interrompe o processo de amadurecimento, portanto, nunca os mantenha refrigerados. Basta guardar seus abacates no balcão em temperatura ambiente. Se já estiverem maduros, use-os imediatamente.

sofreshng/Instagram

Para amadurecer os abacates, sugerimos colocá-los em um saco de papel kraft junto com uma maçã ou uma banana por alguns dias (cerca de dois ou três) até o amadurecimento. A maçã (ou banana) libera gás etileno, que faz com que o abacate amadureça mais rapidamente.

  1. Donuts

Não há nada mais delicioso do que um donut recém-assado. Mas o que você faz quando tem muitos? Em primeiro lugar, isso parece um problema bom. Em segundo lugar, não se preocupe, e faça o que fizer, não coloque na geladeira.

theartofdonut/Instagram

A geladeira deixará seus donuts velhos e encharcados, então é melhor apenas mantê-los em temperatura ambiente e certificar-se de que estejam tapados. Eles não vão durar muito, no entanto. Donuts recém-assados ​​só devem ser mantidos por cerca de dois dias no máximo.

  1. Queijo envelhecido

Se você é um aficionado por queijo, provavelmente já sabe disso, mas queijos duros nunca devem ir para a geladeira. Pode parecer estranho, já que o queijo é um alimento lácteo, mas é verdade! Se o queijo duro for deixado na geladeira, ele muda de duro para duro como pedra.

merricks_meat/Instagram

O queijo duro passa por um processo de cura que leva cerca de seis meses para ser concluído. Depois de curado, não há necessidade de mantê-lo resfriado. Basta armazená-lo em um local fresco e escuro como sua despensa ou armário. Outros queijos precisam ser refrigerados, portanto, certifique-se de verificar se são envelhecidos ou não.

  1. Batatas

Você quer batatas adocicadas e arenosas? É, achamos que não. Colocar suas batatas na geladeira rapidamente transforma os amidos dos vegetais em açúcar pegajoso. Que nojo! Basta mantê-los na despensa longe de temperaturas extremas.

@andrea.c_miss_curvy_aquit/ Instagram

Assim que a batata estiver cozida, certifique-se de guardá-la na geladeira. Batatas assadas embrulhadas em papel alumínio nunca devem ser deixadas à temperatura ambiente, pois podem formar cepas mortais de botulismo.

  1. Atum em Lata

Algumas pessoas acham que o atum em lata fechado deve ir para a geladeira, mas esse não é o caso. Sim, é um peixe, mas vem em uma lata de uma seção não refrigerada do supermercado por um motivo.

fit_kabouter/Instagram

Mantenha suas latas de atum em temperatura ambiente guardadas na despensa ou no armário. Depois de abrir a lata, você pode guardá-la na geladeira. Basta colocar o atum em um recipiente lacrado (não guarde na lata!) e ele vai durar cerca de três a quatro dias.

  1. Creme de Chocolate com Avelã

Talvez você fique surpreso ao saber que cremes de chocolate com avelã, como a Nutella, não precisam ir à geladeira. Até diz isso no rótulo. O frio das temperaturas de refrigeração deixa a pasta realmente sólida e impossível de ser espalhada.

@la_tatu72/ Instagram

O conteúdo de açúcar da pasta serve como conservante e evita a propagação de bactérias. Cremes como Nutella endurecem quando refrigerados devido ao alto teor de gordura das avelãs. Portanto, se quiser uma pasta lisa e cremosa, não a coloque na geladeira!

  1. Alho

Bulbos cheios de alho devem ser armazenados em local fresco e seco, como a despensa. Mantenha-os em um recipiente com ventilação. Se você os mantiver em um recipiente hermético, eles mofarão rapidamente. Se você armazenar o alho adequadamente, ele permanecerá bom por meses.

@kyrstie_afl/ Instagram

Uma vez removida a cabeça do dente de alho, deve-se usar todos os dentes em menos de 10 dias. O alho é um superalimento, portanto, certifique-se de manter o alho bom para consumo pelo maior tempo possível e evite o desperdício.

  1. Cebolas

Bulbos de cebola inteiros, não cortados, nunca devem ser mantidos na geladeira. Se você fizer isso, eles ficarão mofados e pastosos com a umidade da geladeira. Quando as cebolas são resfriadas, os amidos dentro do bulbo são convertidos em açúcares.

@blandine.gui/Instagram

Se forem deixadas na geladeira por muito tempo, a cebola se liquefaz completamente. E ninguém quer isso. As cebolas devem ser mantidas em local fresco e seco, em recipiente ventilado ou, mais fácil, basta mantê-las na sacola em que já vêm.

  1. Ovos

Este é, sem dúvida, um alimento controverso para manter fora da geladeira. Mas, na verdade, não há problema em manter os ovos em temperatura ambiente. Porém, como regra geral, se você comprar ovos na seção refrigerada, continue refrigerando-os.

@kudoskitchen/Instagram

Se você comprar ovos em temperatura ambiente, não há problema em continuar fazendo isso ou colocá-los na geladeira, se desejar. De acordo com Tim Hayward, apresentador do Programa de Alimentos na BBC Radio 4, “Um ovo fresco e caipira dura muito bem em temperatura ambiente por pelo menos uma semana”.

  1. Café

Nunca, jamais, guarde seu café ou grãos de café na geladeira ou no freezer. Isso é o que dizem todos os especialistas, incluindo a Starbucks. A geladeira e o freezer são úmidos demais e farão com que seu café fique insípido e menos aromático.

@valentemichela81barista/ Instagram

As únicas razões pelas quais você deve sequer pensar em colocar café no freezer é se você comprou a granel e não vai usá-lo imediatamente ou se você não é um bebedor diário de café e apenas o guarda para as visitas.

  1. Mel

Se você colocar mel na geladeira, ele começará a se cristalizar e se transformar em uma massa açucarada. Não recomendado. Os especialistas afirmam que o melhor armazenamento para o mel é na despensa, longe de temperaturas extremas. O mel também pode ser perigoso devido ao botulismo e NUNCA deve ser dado a crianças com menos de 12 meses.

apodaca_rae/ Instagram

Você pode ficar surpreso ao saber que, tecnicamente, o mel nunca estraga. A cor e a consistência mudarão com o tempo, mas as propriedades do mel e seu alto teor de açúcar o protegem da propagação de bactérias, desde que seja armazenado corretamente.

  1. Manteiga

Este vai ser um pouco controverso. Mas a manteiga pode realmente ser deixada fora da geladeira. E depois de fazer o teste, você vai entender. A manteiga à temperatura ambiente se espalha no pão como o paraíso na terra. Quem não quer isso?

jojostreathouse/ Instagram

Você deve sempre manter a manteiga tapada e em um local fresco, fora da luz solar direta. A manteiga é pasteurizada e salgada, o que ajuda a evitar que estrague. Você também deve considerar o clima em que vive. Se você mora em um clima particularmente quente, pode não ser possível guardá-lo fora da geladeira.

  1. Melão

Os melões são mais doces e suculentos em temperatura ambiente. Isso vale para todos os melões, melancia, melão ou melada. O USDA fez uma pesquisa sobre o assunto e descobriu que isso era verdade e que estar em temperatura ambiente ajuda a manter os antioxidantes intactos.

almadogu/Instagram

Além de ter mais antioxidantes, o melão retém mais nutrientes à temperatura ambiente e é mais saboroso. Depois de cortar o melão, embrulhe-o em filme plástico e guarde os pedaços restantes na geladeira. O melão cortado dura pelo menos três dias.

  1. Manjericão

Manter manjericão na geladeira é algo que você com certeza não quer fazer. Quando na geladeira, você verá que o manjericão rapidamente se transforma em uma bagunça marrom murcha. Que nojo. Algumas ervas ficam bem na geladeira, como salsa e coentro, mas é melhor manter o manjericão em temperatura ambiente.

holy.roots/Instagram

A melhor coisa a fazer para manter o manjericão fresco, aromático e cheio de sabor é apenas aparar os caules e colocá-los em um copo d’água, como você faria com flores. Desta forma, o seu copo de manjericão também pode ser usado como uma peça decorativa na sua cozinha e adicionar um pouco de cor ao ambiente. É uma situação em que todos ganham.

  1. Berinjela

Se você planeja usar sua berinjela dentro de dois dias após a compra, é melhor mantê-la fora da geladeira. Basta colocá-lo em um local fresco e seco, longe da luz solar direta. As berinjelas devem ser mantidas em temperatura ambiente.

growwithhema/Instagram

Se você não planeja usar suas berinjelas imediatamente, elas podem ser mantidas na gaveta da geladeira para aumentar sua longevidade. As berinjelas são bastante sensíveis aos gases etileno produzidos por bananas, tomates e melões, então é melhor mantê-los longe dessas frutas.

  1. Manteiga de amendoim

Quem gosta de manteiga de amendoim dura que não se espalha? Quase ninguém … Não há necessidade de manter manteiga de amendoim na geladeira, então não faça isso. Além de não se espalhar, a manteiga de amendoim fica seca e dura se mantida na geladeira.

chiakitchen4hs/ Instagram

A manteiga de amendoim natural, no entanto, é outra história. É melhor manter a manteiga de amendoim natural na geladeira e a maioria dos rótulos desses produtos recomendam fazê-lo. Os ingredientes da manteiga de amendoim natural podem se separar e o óleo de amendoim pode rapidamente ficar rançoso se não for refrigerado.

  1. Azeite

Manter o azeite na geladeira é uma má ideia. As geladeiras são locais úmidos e a condensação pode afetar gravemente o sabor do azeite. Também fará com que o azeite fique turvo e solidifique com o tempo.

oliveandorchidmuses/Instagram

Em vez de colocá-lo na geladeira, coloque o azeite de oliva em um armário escuro e fresco. Dura pelo menos um ano. Garrafas de azeite de oliva fechadas podem permanecer boas por até dois anos. Se você atualmente tem azeite de oliva na geladeira e ele está mudando de consistência, não se preocupe. Basta tirá-lo. Uma vez em temperatura ambiente, a consistência voltará ao normal.

  1. Picles

Se você compra picles na seção refrigerada do supermercado, é melhor continuar guardando na geladeira em casa. Mas, na verdade, a maioria dos picles não precisa ser refrigerada devido ao seu conteúdo.

boldspiritcooking/Instagram

O alto teor de sal e vinagre nos potes de picles é forte o suficiente para afastar bactérias e microorganismos prejudiciais. Conservar algo é na verdade um método de preservação de alimentos, então seus picles devem permanecer bons por um bom tempo.

  1. Vinagre

Alguns alimentos conseguem se conservar sozinhos, como o vinagre. Ele tem uma vida útil indefinida. É recomendável manter o vinagre em um local fresco e escuro, longe da luz solar direta. Uma despensa ou armário de cozinha são perfeitos. Isso só vale para vinagre puro.

laboticaorganica/Instagram

Outros condimentos, como vinagretes contendo ervas, alho, cebola ou outros complementos, podem exigir refrigeração. Se você ainda está se perguntando se o vinagre realmente tem uma vida útil tão longa, saiba que o Instituto do Vinagre fez um estudo que confirma isso.

  1. Frutas vermelhas

Frutas vermelhas podem ser difíceis de armazenar e se você fizer isso da maneira errada elas irão mofar e ficarão encharcadas rapidamente. Na verdade, é melhor não refrigerar as frutas, apenas se você não estiver planejando usá-las imediatamente. Elas permanecem suculentas e firmes em temperatura ambiente.

thegardennation/Instagram

Só enxágue as frutas antes de usá-las, caso contrário, elas podem mofar. Quando você as enxaguar, faça-o em uma peneira. Não mergulhe essas frutas preciosas na água. Você pode armazená-las na geladeira para uso a longo prazo, mas certifique-se de que não estejam em um recipiente hermético. Isso se aplica a todos os tipos de frutas vermelhas, incluindo morangos, framboesas, mirtilos, amoras silvestres, etc.

  1. Ketchup

Devido à acidez natural do ketchup, é inóspito que os microorganismos se proliferem e tornem o seu ketchup ruim. Então, você não precisa guardá-lo na geladeira. Muitas pessoas fazem isso, e muitas relatam que o sabor fica melhor em temperatura ambiente.

uiaquedelicia/Instagram

Se você mora em um clima particularmente quente, considere manter sua garrafa de ketchup na geladeira após a abertura. Ou se você raramente o usa, o refrigerador aumentará sua longevidade.

  1. Mostarda

A mostarda é outro daqueles condimentos que as pessoas geralmente colocam na geladeira sem pensar duas vezes. Mas, na verdade, não é necessário. Assim como o ketchup, a mostarda tem um teor de acidez muito alto, então a mostarda é bastante auto preservante.

foodarrific/Instagram

Você já viu um restaurante refrigerar sua mostarda? Não. Então você também não precisa. Realmente se resume ao gosto pessoal. Algumas pessoas gostam da temperatura ambiente da mostarda, enquanto outras preferem a mostarda resfriada. Faça sua decisão com sabedoria.

  1. Fruta de caroço

Frutas de caroço, como pêssegos, damascos, nectarinas e ameixas amadurecem melhor em temperatura ambiente. Portanto, é melhor evitar colocá-las na geladeira, a menos que você não planeje comê-las imediatamente. Mas de qualquer forma, deixe-as amadurecer em temperatura ambiente primeiro.

uglyproduceisbeautiful/Instagram

Se as frutas com caroço forem deixadas para amadurecer na geladeira, elas podem se tornar vítimas de danos causados ​​pelo frio. Quando uma fruta é deixada para amadurecer em temperaturas abaixo de 10ºC, o processo de amadurecimento pára completamente. O resultado é uma fruta farinhenta e sem sabor.

  1. Tomates

Outra fruta que você nunca deve colocar na geladeira é o tomate e há evidências científicas para comprovar isso. Isso mesmo! Uma nova pesquisa confirmou recentemente que expor as frutas a temperaturas frias, como a geladeira, danifica as células que realçam o sabor.

shellsie_25/Instagram

Os pesquisadores estão tentando modificar geneticamente os tomates para evitar que isso aconteça, mas por enquanto, se você quiser preservar o sabor dos tomates, é melhor mantê-los longe da geladeira. Além disso, o peitoril da janela é um bom lugar para amadurecer tomates verdes.

  1. Melaço

Manter o melaço na geladeira é simplesmente impraticável. O melaço já é uma substância altamente viscosa e quando você mantém em uma temperatura tão baixa, como na geladeira, ele fica sólido e impossível de usar. Portanto, encontre outro lugar para mantê-lo.

simplybeautifuleating/Instagram

A maioria recomenda manter o melaço em um recipiente hermético em uma área fresca, como a sua despensa. Um frasco fechado de melaço geralmente permanece bom por cerca de um ano. Depois de aberto, sua expectativa de vida é reduzida pela metade, em torno de apenas seis meses.

  1. Nozes e frutas secas

Nozes e frutas secas não devem ser armazenadas na geladeira. A temperatura fria da geladeira pode abafar o sabor de nozes e tornar as frutas secas muito firmes e insípidas. É melhor manter as nozes e frutas secas em um recipiente hermético na despensa, em vez de na geladeira.

nuts__dried_fruits_rivne/Instagram

E lembre-se, se as nozes ainda estiverem em suas cascas, elas podem absorver o odor das coisas próximas a elas. Portanto, armazene-os separadamente. Se você tiver nozes na geladeira, dê-lhes uma torrada rápida no forno antes de usá-las para qualquer coisa.

  1. Bananas

A localização de suas bananas vai depender de se elas estão maduras. As bananas verdes devem ser mantidas fora da geladeira e será possível dizer se estão maduras pela cor. As bananas verdes são verdes e firmes.

hortifrutidc/Instagram

Se suas bananas já estão maduras e você não vai comê-las nos próximos dias, você pode colocá-las na geladeira para evitar que amadureçam demais e estraguem. E lembre-se de não mantê-las perto de outras frutas e vegetais que você não deseja que amadureçam devido ao gás que as bananas emitem.

  1. Chocolate

Algumas pessoas gostam de manter seus chocolates e barras de chocolate na geladeira. A isso dizemos, “a cada um o seu”. Mas, na verdade, manter o chocolate na geladeira é prejudicial ao chocolate e estraga seu sabor e textura.

so.filicious/ Instagram

Quando o chocolate é mantido na geladeira, ocorre um fenômeno chamado “flor de açúcar”. A flor do açúcar pode ser vista na camada externa do chocolate. Ele literalmente se parece com pequenas flores e faz com que o chocolate fique granulado e arenoso.

  1. Pão

Nunca é recomendável manter o pão refrigerado. Isso vai secar muito o seu pão e torná-lo rapidamente murcho. É melhor apenas armazenar o pão em temperatura ambiente. O pão pré-fatiado deve permanecer fresco por até uma semana.

dilekinmutfagi/ Instagram

Apenas certifique-se de que a embalagem esteja hermeticamente fechada após o uso. Se você estiver com muito pão, pode sempre congelar o que não precisa e aquecê-lo mais tarde. Assim, você sempre terá pão à mão e não precisará se preocupar com a possibilidade de estragar.

  1. Pepino

Outro vegetal que pode surpreendê-lo é o pepino. Os pepinos são melhores e mais saborosos quando armazenados em temperatura ambiente. A Universidade da Califórnia até fez um estudo sobre isso. Eles descobriram que armazenar o vegetal em temperaturas abaixo de 10ºC causava danos ao pepino.

tarragon_middle_east_market/ Instagram

Portanto, basta manter os pepinos em sua despensa (longe de maçãs e bananas) e eles terão uma vida útil mais longa e manterão seu sabor delicioso por mais tempo. Continue a leitura! O próximo alimento que você nunca deve manter na geladeira vai te chocar.

  1. Cereais

Este alimento pode surpreender alguns de vocês. Algumas pessoas mantêm seus cereais na geladeira e, ao fazer isso, podem danificar a textura do cereal. Devido à umidade, os cereais podem perder rapidamente sua crocância ao mantê-los na geladeira.

lavidamismard/ Instagram

Sem mencionar que as caixas de cereais vão ocupar muito espaço na geladeira. Ainda assim, há uma série de razões pelas quais algumas pessoas optam por manter seus cereais na geladeira, incluindo problemas de insetos. Então, isso, podemos entender. Faça o que for preciso para manter essas formiguinhas incômodas longe!

  1. Abóboras

Você tem muitas abóboras para o Halloween e quer guardar algumas das médias e pequenas para usar depois? Sem problemas. Mas não os coloque na geladeira, mesmo se você tiver espaço. O frio vai, de fato, danificar a abóbora, e não preservá-la.

octoberalways/ Instagram

Em vez disso, armazene suas abóboras em um ambiente seco e fresco, como sua despensa. Sente um padrão surgindo? A maioria das coisas pode ser armazenada com segurança em sua despensa (é para isso que serve!), exceto para a maioria dos alimentos lácteos … sempre os leve à geladeira.

  1. Temperos

Não há nada pior do que especiarias perdendo o sabor e se aglomerando. Isso é exatamente o que acontece quando você mantém seus temperos na geladeira. Não faça isso. A maioria dos temperos moídos são bons por anos em armazenamento seco.

myspicefix/ Instagram

Coloque os temperos secos no armário da cozinha ou na prateleira de temperos. À temperatura ambiente, são mais potentes, têm um sabor melhor e são mais aromáticos do que se fossem guardados na geladeira ou no congelador. Você vai se agradecer por isso no longo prazo.

  1. Maçãs

Pode ser arriscado manter as maçãs na geladeira, pois são frutas produtoras de etileno. Se você mantê-las com outras frutas e vegetais, elas amadurecerão mais rapidamente. Às vezes, isso pode acontecer muito rápido e ainda estragar outras frutas e vegetais.

patnays/ Instagram

As maçãs podem durar uma ou duas semanas na mesa e podem ser uma peça bastante decorativa com suas cores deliciosas. Se você acabar guardando-as na geladeira (pois elas vão durar mais), certifique-se de mantê-las separadas! E lembre-se, uma maçã podre estraga todas as outras!

  1. Molho Picante

O molho picante é feito de alguns ingredientes muito fortes – tão fortes, na verdade, que criam ambientes inóspitos para bactérias e doenças transmitidas por alimentos. Como tal, o molho picante não requer refrigeração. Alguns molhos picantes até solidificam se os colocar na geladeira, por isso tome cuidado!

.life.on.two.edges/Instagram

Dito isso, seu molho picante terá uma vida útil mais longa se você mantê-lo na geladeira e o sabor durará mais. Então, realmente depende de que tipo de usuário de molho picante você é. Você guarda apenas uma garrafa por anos? Ou você gasta uma garrafa mensalmente? Se você é um usuário mais frequente, mantenha-o afastado e desfrute do sabor mais fresco.

  1. Pimentões

Os pimentões não precisam ir para a geladeira e duram vários dias na bancada. No entanto, isso só acontece se eles não forem cortados. Se você cortou o pimentão e deseja guardar uma parte dele, é melhor colocá-lo na geladeira para mantê-lo crocante e suculento por mais tempo.

Pixabay

Conforme os pimentões passam de sua maturação primária, eles ficam mais macios e secos. Se o seu pimentão estiver macio, provavelmente é hora de jogá-lo fora. Felizmente, isso não deve acontecer com muita frequência, já que os pimentões têm uma vida útil considerável, mesmo depois de cortados, se armazenados corretamente.

  1. Arroz

O arroz em grãos secos não precisa ser armazenado na geladeira. A melhor maneira de armazenar o arroz é em um recipiente hermético para mantê-lo o mais seco possível e em uma área com o mínimo de luz, como em um armário ou despensa.

Kake via Flickr

Pode até ser útil incluir um saquinho de absorção de oxigênio com o arroz seco para garantir que ele permaneça seco. Tal como acontece com outros itens desta lista, isso só acontece quando está na forma seca. Depois de cozido, é melhor guardar na geladeira – mas lembre-se de que o arroz cozido estraga rapidamente.

  1. Biscoitos e outros alimentos assados

Pode parecer contra-intuitivo, mas manter alimentos assados ​​como biscoitos e brownies na geladeira retira a umidade deles rapidamente. Isso porque o ar frio pode secar bastante.

Annie via Flickr

A menos que o alimento assado tenha como componente principal um laticínio, como o chantilly, é melhor armazená-lo em um recipiente hermético em temperatura ambiente. Sabemos que muitos de vocês podem achar isso difícil de acreditar, mas isso inclui bolos. (Sim, bolos.) A boa notícia é que provavelmente não durarão muito, já que biscoitos e bolos curiosamente acabam rápido demais.

  1. Feijão seco

Tal como acontece com o arroz, feijões secos não devem ser colocados na geladeira. Na verdade, eles também não devem ser mantidos nos sacos plásticos em que costumam vir. Os sacos plásticos tornam os grãos suscetíveis à umidade e a pragas. Para otimizar a vida útil e preservar o sabor, opte por um recipiente de plástico hermético e armazene o recipiente em um local fresco e escuro que não exceda 21ºC.

Pixnio

A boa notícia é que, se armazenado de maneira adequada, a vida útil do feijão pode ser longa, embora os especialistas recomendem cozinhá-los e comê-los dentro de um ano para obter o sabor ideal.

  1. Molho de soja

Você pode pensar que, depois de abrir uma garrafa de molho de soja, deve guardar o restante na geladeira. Mas isso não é necessário. Mesmo depois de abrir a garrafa, não há problema em mantê-la no armário ou despensa, desde que a tampa da garrafa esteja bem fechada.

Dan Iggers via Flickr

Isso porque o molho de soja tem um teor muito alto de sódio, e o sódio é um conservante natural que evita que ele se estrague. Dito isso, o produtor de molho de soja Kikkoman diz para mantê-lo em um “lugar fresco”.

  1. Molho para saladas

Alguns molhos para salada não precisam ser colocados na geladeira, mesmo depois de abertos. Isso, claro, vem com uma ressalva: molhos cremosos como ranch ou thousand island certamente precisam ir à geladeira depois de abertos.

Gloria Cabata-Leman via Flickr

No entanto, os molhos à base de óleo, como a maioria dos vinagretes, não precisam ser armazenados na geladeira depois de abertos. Em vez disso, certifique-se de que a tampa esteja bem rosqueada ou, se você preparou o vinagrete, coloque-o em um recipiente hermético para alimentos, como Pirex ou Tupperware, e guarde-o na bancada em local fresco e seco.

  1. Geleia

Tende a haver muitas dúvidas com relação à geleias, mas o veredicto é: você não precisa armazenar geleia na geladeira, mesmo depois de abri-la. Isso porque a geleia é puro açúcar, que é um conservante natural que evita que se estrague rapidamente, desde que a tampa esteja bem fechada e guardada em local fresco e seco, como armário ou despensa.

Dennis Wilkinson via Flickr

Mas os amantes de geleia preferem fazê-lo – principalmente se a geleia tiver resíduos do tempo de uso, como migalhas de pão. Muitos potes de geleia recomendam refrigerar após a abertura para preservar o sabor, então esta é uma questão de escolha pessoal.

  1. Frutas cítricas

Como muitas outras frutas, as frutas cítricas não precisam ser armazenadas na geladeira. Faz sentido – elas amadurecem na videira no auge do clima quente de verão.

Pixnio

O amadurecimento natural das frutas cítricas preserva seu teor de umidade. As baixas temperaturas da geladeira realmente secam as frutas. No entanto, isso só lhe dá cerca de uma semana para comê-las antes que comecem a estragar. Se você não for consumir suas frutas cítricas dentro deste período, poderá estender sua vida útil mantendo-as na geladeira.

  1. Frutas tropicais

Vindo dos climas mais quentes do mundo, as frutas tropicais não gostam do frio. É por isso que faz sentido que elas percam seu rico sabor e não se conservem muito bem quando armazenadas em uma geladeira.

Marco Verch Professional Photographer via Flickr

Para ajudá-las a preservar seu sabor ao máximo, é ideal manter as frutas tropicais fora da geladeira a cerca de 10ºC. É claro que isso é para preservar o sabor – se você tem uma fruta tropical saborosa e está preocupado em não conseguir consumi-la a tempo, mantê-la na geladeira pode colocar alguns dias a mais em seu prazo de validade.

  1. Abóboras de inverno (butternut, inverno, etc.)

As abóboras preferem lugares frescos e secos mais do que gostam da geladeira. Se elas pudessem, ficariam na faixa de 10-15ºC, com níveis de umidade de 50-70%. A luz solar acelera muito seu processo de amadurecimento. Para que sua vida útil seja prolongada, mantenha-as fora da luz, como em uma despensa ou armário.

Tim Sackton via Flickr

É preferível armazenar as abóboras em uma prateleira elevada do chão. Evite armazená-las perto de frutas maduras, pois elas não se dão bem com gás etileno.

  1. ​​Latas abertas

Alimentos enlatados vêm com sucos para cobrí-los e dar-lhes saturação, favorecendo a conservação na lata por longos períodos de tempo. No entanto, depois de abri-la, o ar que entra causa a oxidação processada que torna o estanho, o ferro ou o alumínio da lata mais fáceis de penetrar nos alimentos.

Pixabay

Isso não só dará à sua comida um sabor metálico desagradável, mas também apresenta riscos para a saúde. Se você abrir uma lata, mas quiser guardar uma parte de seu conteúdo para mais tarde, transfira o conteúdo para outro recipiente adequado para alimentos (como uma tigela de cerâmica ou recipiente Tupperware) para evitar que se estrague.

  1. Milho

Milho não é um vegetal e também não deve ser armazenado na geladeira. Colocar milho na geladeira por um ou dois dias pode não ser uma má ideia, pois retarda o processo de reação química que pode fazer com que o milho perca sua doçura.

Liz West via Flickr

Mas, ao mesmo tempo, mantê-lo na geladeira também o desidrata, fazendo com que seu sabor suculento desapareça da noite para o dia. Isso o tornará insípido para você. Além disso, sua textura ficará emborrachada; não terá um sabor fresco. Portanto, evite guardar milho na geladeira.

  1. Charque (Jerky / Biltong)

Charque é apenas carne seca, não é ideal ser mantido no ambiente úmido da geladeira. É por isso que não é de se espantar que você pode manter a carne seca por mais tempo fora da geladeira.

Pixabay

Você deve armazenar o charque em temperatura ambiente para melhor sabor na hora de comê-lo. A umidade da geladeira vai torná-lo irregular, tirando os efeitos dos ingredientes usados ​​para obter a secura. Fora da geladeira, você pode comer charque por um longo período sem se preocupar com sua vida útil. Armazená-lo na geladeira reduzirá sua vida útil.

  1. Pêras

Você pode não gostar de ver pêras nesta lista de alimentos que você não deve manter na geladeira. No entanto, a pele das peras é delicada e o ar frio pode prejudicar sua suculência e maciez.

Public domain via pixy

Além disso, a pele fica opaca e sem gosto e fica sem cheiro na geladeira, o que não é ideal quando se vai saborear uma pêra. Se você está com vontade de comer frutas geladas, experimente outras frutas de verão, como melancia, pêssegos, maçãs ou pepinos.

  1. Cenouras

Como pepinos, a geladeira não é o melhor lugar para armazenar cenouras. O ar frio vai acelerar seu processo de apodrecimento. Isso ocorre devido à presença de água natural nessas hortaliças e frutas.

Public Domain via Pixabay

A composição genética das cenouras reage rapidamente com o ambiente frio. Essa pode ser a razão pela qual você observa uma camada de cor branca dentro de uma cenoura quando a corta. O refrigerador encurtará sua vida útil. Dito isso, armazená-los por algumas horas na geladeira pode não afetar o sabor ou a aparência das cenouras.

  1. Mamão

O mamão é uma fruta que cresce no hemisfério sul. Sua natureza inerente (e o clima natural de um ambiente tropical) não se beneficia com o ar frio da geladeira. Esta fruta amadurece melhor em áreas quentes e secas.

sneakerdog via Flickr

Em vez disso, o ar frio da geladeira interromperá seu crescimento e amadurecimento. Além disso, ele vai congelar seus sucos, o que irá prejudicar seu sabor. É melhor não cortar o mamão até que esteja no pico de maturação, pois o corte interrompe o processo. Por último, a textura do mamão faz com que ele absorva os sabores ao seu redor mais do que outros alimentos, então seu sabor será muito afetado pelo que está na geladeira com ele.

  1. Batata-doce

Isso pode surpreendê-lo, mas a batata-doce é muito parecida com a fruta tropical. Elas também vêm de climas quentes e, muitas vezes, tropicais, embora as associemos com a colheita de inverno e o Dia de Ação de Graças.

Pixabay

Assim, elas têm ingredientes (químicos internos, naturais) para amadurecer, mesmo fora da videira, principalmente em temperaturas quentes e tropicais. O ar frio e a umidade da geladeira podem afetar gravemente a integridade molecular desses ingredientes de amadurecimento. O ar frio ambiente também prejudica a flexibilidade quando a batata é frita ou amassada, preparações comuns. Se for armazenada na geladeira por um período curto, deixe-a voltar totalmente à temperatura ambiente antes de cozinhar.

  1. Menta

Você obterá o melhor da hortelã quando ela for guardada em um armário ou caixa hermética. Isso prolongará sua vida útil. No entanto, se você mantiver a hortelã na geladeira, o ar frio e as condições úmidas a afetarão negativamente, causando a propagação de mofo. O consumo de qualquer tipo de mofo, mesmo em quantidades mínimas que você talvez não veja, apresenta riscos inerentes à saúde.

Pixabay

Evite guardar hortelã na geladeira. Em vez disso, opte por um local seco para estender sua vida útil e preservar seus vários benefícios à saúde. Evite expô-la à luz solar após arrancá-la da planta.

  1. Ervas Frescas

As ervas frescas tendem a absorver os odores do ambiente. Assim, as ervas perderão seu sabor original. Em condições frias e úmidas da geladeira, as ervas frescas secam rapidamente e perdem o sabor.

Danielle Walquist Lynch via Flickr

No entanto, se você quiser colocar ervas na geladeira, deve embrulhá-las bem ou colocá-las em uma caixa ou recipiente hermético para reter sua essência e evitar que absorvam outros odores.

  1. Velveeta (ou Cheese Whiz)

“Produtos de queijo” como Velveeta ou Cheese Whiz não precisam ser refrigerados, e é por isso que você os encontra com mais frequência nos corredores dos supermercados.

Jefferyw via Flickr

Produtos de queijo não são queijo de verdade e foram projetados para durarem ​​na prateleira. Embora seja recomendado mantê-lo na geladeira depois de aberto, não é necessário. Freqüentemente, são feitos de queijo em pó desidratado e óleo, os quais não precisam ser refrigerados. O júri ainda não decidiu se pode ser considerado queijo, mas adoramos pelo que é.

  1. Leites vegetais

Ao contrário do leite de origem animal, leites vegetais, como leite de soja, leite de amêndoa, leite de aveia, etc. não precisam ser refrigerados. É por isso que você costuma encontrá-los nos corredores dos supermercados.

PxHere

Muitas vezes, eles também estão nas geladeiras com o leite comum, mas isso é principalmente por uma questão de conveniência (já que é onde os compradores costumam procurar esses tipos de leite). Como acontece com a maioria dos outros itens desta lista, uma vez aberto, é melhor manter a embalagem dentro na geladeira para estender sua vida útil.

  1. Kiwis

Embora a vida útil dos kiwis possa ser estendida mantendo-os na geladeira, pense duas vezes antes de colocá-los lá. Para começar, os kiwis ficam bem em temperatura ambiente e podem durar cerca de uma semana assim.

PxHere

Mas, em segundo lugar, os kiwis são frutas produtoras de etileno, o que significa que o gás que eles produzem pode afetar outros alimentos em sua geladeira. O etileno faz com que algumas outras frutas e vegetais aceleram o amadurecimento (ou seja, estraguem mais rápido). No entanto, uma vez que o kiwi é cortado, ele deve ser mantido na geladeira, caso contrário, estragará relativamente rápido.

  1. Figos

Como os kiwis, os figos são produtores de etileno e podem fazer com que outros alimentos em sua geladeira estraguem mais rápido. Os figos são frutas sensíveis dentro ou fora da geladeira. Você deve tentar comer seus figos um ou dois dias após comprá-los.

PxHere

Se você quiser extrair mais um dia de vida dos figos, pode guardá-los na geladeira. No entanto, como eles se machucam facilmente, é recomendável mantê-los em uma tigela rasa e tapados.

  1. MANTENHA uma caixa aberta de bicarbonato de sódio na sua geladeira

Para manter todos os alimentos fora da geladeira, se há algo que você deve manter na geladeira, é uma caixa aberta de bicarbonato de sódio. Isso porque o bicarbonato de sódio neutraliza as moléculas de alimentos que não cheiram bem para evitar que circulem e sejam absorvidas por outros alimentos.

PxHere

É recomendável trocar sua caixa de bicarbonato de sódio aproximadamente a cada três meses, possivelmente com mais frequência se sua geladeira passar por um período de mau cheiro (a comida estraga ou a geladeira está cheia).

  1. Conclusão

Esteja atento ao impacto que o ar frio e a umidade da geladeira podem ter sobre os alimentos, pois podem danificar e arruinar certos vegetais, carnes e frutas. Você deve pensar em comer vegetais, frutas e outros alimentos naturais conforme eles vêm na estação para obter os melhores benefícios para a saúde.

RBerteig via Flickr

Armazenar os alimentos pode não ser ideal, a menos que seja indispensável para algumas frutas cozidas ou outras frutas naturais que podem absorver o ambiente frio e úmido da geladeira.

Se você gostou dessa lista de alimentos que não deve colocar na geladeira, COMPARTILHE este artigo !!

Fontes: Food Network, Dr. Health